domingo, 4 de junho de 2017

Como usar o DOSBOX?

Nome: DOSbox0.74
Tamanho: 1.4 Mb

Descrição: DOSBox é um dos melhores programas — junto com o D-Fend Reloaded — para rodar jogos e programas antigos, tudo o que você costumava rodar nas versões mais antigas do Windows ou do DOS e o sistema operacional atual não lê mais. Ele possui uma interface fácil de usar, mas que exige conhecimento técnico de alguns comandos básicos de MS-DOS. Para quem gosta de emular games antigos, é um prato cheio.
O que fazer quando se quer rodar um jogo ou um programa antigo incompatível com o Windows atual ou outros sistemas operacionais? Entre as diferentes maneiras disponíveis, a mais prática para os aplicativos criados para o sistema MS-DOS é utilizar o DOSBox.
Ele é um emulador de DOS disponível para Windows, Mac OS X, Linux e até consoles de videogame. O programa é usado inclusive pela iD Software — desenvolvedora de séries famosas, como Quake — para vender no sistema Steam seus jogos antigos.









Modo de uso
Quando aberto, o DOSBox abre uma janela semelhante ao prompt de comando do Windows. A partir daí, é necessário montar drives virtuais dentro dele. O procedimento é feito com o comando "mount" — por exemplo, para montar a pasta "c:\jogos" no drive J, é necessário digitar "mount j c:\jogos".
O DOSBox é compatível com a maioria dos comandos usados no MS-DOS, e o seu conhecimento é essencial para poder utilizá-lo por completo. Usuários sem experiência nisso podem preferir utilizar o D-Fend Reloaded, que também utiliza o DOSBox, porém realiza todos os comandos automaticamente.


Roda em 95/98/XP/Vista/7/8